terça-feira, 9 de novembro de 2010

Filme: A vida Secreta das Abelhas (The Secret Life of Bees)

    Nosso segundo trabalho sobre o dia da Consciência Negra, foi assistir com os alunos do 2º ano ao filme A vida Secreta das Abelhas (The Secret Life of Bees) produzido por Will Smith e com produção executiva de Jada Pinkett Smith.         
         O filme conta a história de Lilly, que se culpa pela morte de sua mãe e tem um pai que a maltrata e, com certa cólera, recusa-se a contar sobre a sua mãe. No dia do aniversário de 14 anos de Lilly, ele diz mentiras sobre a sua mãe, e, amargurada, foge de casa com Rosaleen, sua amiga e babá para Carolina do Sul por uma dica de que a sua mãe morara lá quando era criança. Na cidade, se hospedam na casa das irmãs Boatwright, onde todas têm nomes de meses do ano - August (Agosto), June (Junho) e May (Maio) -, são negras e ganham a vida como apicultoras. Lilly enfrenta o pessimismo natural de June Boatwright, que não acredita nas mentiras ditas por Lillly e o racismo de se relacionar com negros.
          Através do filme os alunos puderam ver e refletir sobre o preconceito racial e a dificuldade que as pessoas tem em conviver com as diferenças.
           Foi um momento de conhecimento, análise e aprendizado.
          Após as discussões em sala sobre o tema, os alunos postarão seus comentários sob a orientação das Professoras: Patrícia Lima Domingos (Língua Portuguesa) e Vivianne Martins (Sala de Tecnologia).

18 comentários:

  1. Os maus tratos que Lilly recebe de seu pai levará para toda a vida; a convivência com os negros a fez perceber um sentido. Para ela "racismo não faz sentido" e "culpa ninguém tem".

    By Luaan R.

    ResponderExcluir
  2. O filme relata a história de Lilly, que se culpa pela morte de sua mãe e tem um pai que a maltrata e, com certa cólera, recusa-se a contar sobre sua mãe. No dia do aniversário de 14 anos de Lilly, ele diz mentiras sobre a sua mãe, e, amargurada, foge de casa com Rosaleen, sua amiga e babá para Carolina do Sul por uma dica de que a sua mãe morava lá quando era criança. Na cidade, se hospedam na casa das irmãs Boatwright, onde todas tem nomes de meses do ano-August,June e May, são negras e ganham a vida como apiculturas. Lilly enfrenta o pessimismo natural de June boatwright, que não acredita nas mentiras ditas por Lilly e o racismo de se relacionar com negros.

    Alunos:Valdinéia e Lucas Cabanha 2ªA

    ResponderExcluir
  3. O filme mostra como superar preconceito que os brancos têm pelos negros. É uma história de vida e de sobrevivência.
    Aluna Dalila de Almeida Benites 2ºano, Ensino Médio - AVD

    ResponderExcluir
  4. A verdadeira felicidade de Lilly não é de sua família e sim das pessoas mais inferiores da vida assim. Descobrimos que o racismo só existe naqueles de coração duro e frio.
    O melhor mel sai das menores abelhas.
    Aluna Keren Ribeiro 2ºano- Ensino Médio - AVD

    ResponderExcluir
  5. O filme Vida Secreta das abelhas, é uma história muito bonita, conta que Lily sofre com a morte de sua mãe, quando a mesma tinha 4 anos de idade e seu pai a maltrata e tenta a enganar com mentiras. O filme conta uma história de amor e de como aprender a superar preconceitos.

    ResponderExcluir
  6. O filme fala sobre o preconceito que existe entre os brancos e o negos e também fala sobre o amor, ea fé que os negros tem por Nossa Senhora, que é a santa negra, e os negros conseguem dar um grande passo em ralação aos seus direitos; conseguindo o voto.
    No decorrer do filme fala sobre a história de sua mãe.
    Aluna: Samara Fernando 2º ano A Ensino Médio

    ResponderExcluir
  7. O filme fala sobre uma personagem chamada Lilly , que quando criança , acidentalmente matou sua mãe, e, passa a infância com o pai que é agressivo , e sua babá, que era descriminada por ser negra. No dia do seu aniversario de 14 anos, o pai fala coisas ruins da mãe dela , ela não aceita e resolve fugir com sua babá para a cidade onde ela suspeita que sua mãe havia morado. Quando chega lá ela descobre uma casa onde sua mãe tinha ficado na infância, e resolve ir até lá. quando chega lá, descobre que a casa é habitada por mulheres negras, e passando um tempo lá , descobre o passado da sua mãe , e depois disso , as mulheres decidem ficar com ela , e todas ficam juntas, morando muito felizes , sem problemas :)

    ResponderExcluir
  8. O filme nos conta a história de uma garota branca,Lilly,que se culpa por ter matado acidentalmente sua mãe aos quatro anos,por essa razão,Lilly não conhece nada sobre sua mãe e quando pergunta a seu pai como ela era,ele diz mentiras,o que faz a garota fugir para Carolina do Sul com a amiga e babá negra.Lá elas descobrem uma família de negras da qual sua mãe um dia fez parte,ja que fora criada por elas.Lilly descobre grandes amizades e mães também,mas por conta dese envolvimento dela com os negros,sofre grande preconceito.
    Aluna : Nayra Frantcheska - 2º ano Ensino Médio

    ResponderExcluir
  9. O filme aborda um tema muito importante, o preconceito racial. Interessante é que Lilly, uma menina branca de 14 anos, não liga para isso. Cansada de ser maltratada por seu pai, Lilly foge de casa com Rosaleen, sua única amiga e de pele negra. Em Carolina do Norte conhecem August, Jule e May, 3 irmãs que trabalham como apicultoras, August revela algumas coisas sobre a mãe de Lilly, pois esse é o motivo delas estarem lá.
    Por onde elas passam o racismo está presente, Lilly não vê isso como problema já que sua melhor amiga é negra. Esse filme é uma lição importante para nós. Mesmo que em nossos dias o preconceito não é mais tão pôlemico, ele ainda existe.
    Temos de aproveitar que ainda somos jovens para mudar isso, o primeiro passo é a educação.
    Aluna: Naelbe Cristina - 2° ano Ensino Médio

    ResponderExcluir
  10. O filme monstrou que a culpa e um sentimento horrivel de se ter,mas para Lilly foi o que levou a ela ter amor e carinho.Quando ela sai de casa para conhecer o passado de sua mãe ela da de frente com pessoas que vão acolher na casa das irmãs Boatwright ela e bem recebida la ela começa ter apego por elas e ai que ela vai descobrindo que pessoas negras podem ser tão acolhedora quando as brancas e que o racismo não leva ninquem a nada,que com o companherismo entre as raças podemos ter uma nação melhor.
    Aluna:Karla Susana 2°ano Ensino Médio

    ResponderExcluir
  11. A vida secreta das Abelhas Retrata muito bem oqe os negros sofriam antigamente; Crueldade a troco de nada, extremo racismo , e um ódio absurdo.
    mas com o desenrolar da história se descobre que nem todos os brancos são assim, que o diga Lilly uma menina caucasiana, que sofre constantemente com as agressões de Seu pai(tio),Cujo sua melhor amiga é uma pessoa de Pele escura.
    o filme consegue te manter concentrado na história, que é um drama bem contado com boas pitadas de humor.

    Cayo Marques \o/

    ResponderExcluir
  12. Esse filmerelata um assunto muito importante para convivência social que é as diferenças entre raças e o racismo.Minha visão diante disso é que ''Equanto as pessoas presta atenção somente na cor da pele ,nem reparam nos brilhos dos olhos''

    ResponderExcluir
  13. O filme mostra a história de uma menina branca chamada Lily, que se familiariza com uma familia de mulheres negras, que abrigam a garota, refugiada de seu pai, um homem branco e racista, como todos os outros homens brancos da cidade... É uma historia que emociona, e ao mesmo tempo te faz pensar sobre o preconceito e o racismo.

    Henrique Dias 3°A

    ResponderExcluir
  14. Em A vida secreta das Abelhas, Lily Owens
    é atormentada pelas lembranças da mãe. Para fugir da solidão e do problemático relacionamento com o pai(tio), Lily decide acompanhar Rosaleen, sua tutora e única amiga, para uma cidadezinha do interior do estado. É lá que a jovem irá conhecer August, a mais velha das irmãs Boatwright, uma mulher inteligente e independente que revelará segredos do passado da mãe de Lily. Ao mesmo tempo, Lily ainda encontra consolo na magnetizante criação de abelhas da irmã August.
    Poôr Anderson L. õ/

    ResponderExcluir
  15. Mesmo a história se passando na década de 60, ela nos mostra problemas bem atuais. O racismo está presente em muitos lares, brasileiros ou não. Naquela época ele era mostrado sem receio. Hoje ele está escondido, disfarçado de diversas maneiras, tantas que em muitos casos não o identificamos. Um exemplo, que está fortemente implantado em nossa sociedade, são as cotas para negros. Não é a igualdade que eles querem dar aos negros? Por que eles não são tratados de forma igual? Por que precisam de cotas? Eles não são suficientemente capazes? As pessoas sentem penas dos negros. Por quê? Por causa do preconceito, só sentem pena aqueles que têm o preconceito embutido em seu ser. As pessoas de mentes abertas ajudam a lutar contra esse mal que aterroriza nossa possibilidade de vida harmônica. Negros não são pessoas de quem devemos sentir pena, são pessoas como quaisquer outras. Muitos usam os negros para se elevar perante outros, mas isso faz apenas com que a sociedade veja essas pessoas como pobres coitados que necessitam de ajuda já que são muito descriminados. A atitude de muitas dessas pessoas que “ajudam” faz com que o preconceito e a pena das pessoas ignorantes aumentem.

    Rayane 3º A

    ResponderExcluir
  16. O filme nos passa que mesmo em meio ao preconceito, existem pessoas capazes de visualizar as pessoas pelo que elas são e não pela cor de sua pele.

    Comentários feitos pelos os alunos Gislaine e Jorge do 3ºA do Ensino Médio

    ResponderExcluir
  17. O Filme relata preconceitos contra os negros e a história de Lily Owens,de 14 anos que é atormentada pelas lembranças da mãe. Para fugir da solidão e do problemático relacionamento com o pai, Lily decide acompanhar sua tutora e única amiga, para uma cidadezinha do interior do estado. É lá que a jovem irá conhecer August, a mais velha das irmãs e criadora do famoso mel da cidadezinha, que revelará segredos do passado da mãe de Lily.

    Aluna: Jéssica Andrade 3ªA

    ResponderExcluir
  18. O filme aborda, além do racismo, outros assuntos pertinentes á nossa sociedade. Além de Lilly enfrentar a culpa da morte de sua mãe e ter que conviver com os constantes maus tratos de seu pai, ela também presencia uma insuportável segregação social. Apesar de ser solicita a todo o sofrimento de sua empregada, Rosaleen, ela não entendia o verdadeiro sofrimento: o moral.
    Aos poucos ela percebe que apesar de tantas diferenças sociais havia muitas semelhanças humanas.
    Essa situação é muito presente em nossos dias. Além do preconceito conhecido, aquele de brancos contra negros, existe o preconceito criado pelas próprias pessoas negras. Em vez de se preocupar em tomar seu lugar de igual, a comunidade negra se preocupa em promover ações segregatórias que só prolongam e promovem o racismo. Se todos são iguais, todos tem os mesmos direitos e mesmos deveres. Igualdade, essa é a palavra-chave para o verdadeiro fim do racismo.

    Diego Augusto | 3º ano A

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.