segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Filme: Xadrez das Cores


Nosso primeiro trabalho sobre o dia da Consciência Negra, foi assistir com os alunos do 9º ano e do 1º ano o vídeo Xadrez das Cores, de Marco Schiavon, que se encontra no site http://www.portacurtas.com/, pois trata do tema do racismo e preconceito de forma brilhante.
No vídeo Cida é uma empregada doméstica que sofre várias ofensas da patroa Estela por conta da cor de sua pele e de sua classe social. Porém através de um jogo de xadrez, Cida nos mostra como é possível superar atitudes como as de sua patroa. Cida aprende a jogar xadrez e percebe que como nas peças de xadrez a cor nao faz a diferença. Desafia dona Estela a jogar com ela, mostrando que se o peão que é a peça de menor valor e é comparado por dona Estela como a empregada doméstica, ele pode se tornar tão importante como a rainha caso chegue na última casa do tabuleiro.
Assim Cida mostra para dona Estela seu valor e respeito de forma emocionante.     
Após as discussões em sala sobre o tema, os alunos postarão seus comentários sob a orientação das Professoras: Fabiana (História), Patrícia (Português), Soraya (Português) e Vivianne (Sala de Tecnologia). 

É com atividades envolventes como essa que percebemos que a "educação
pode combater, no plano das atitudes, a discriminação manifestada em gestos, comportamentos e palavras, que afasta e estigmatiza grupos sociais. Contudo, ao mesmo tempo em que não se aceita que permaneça a atual situação, da qual a escola é cúmplice ainda que só por omissão, não se pode esquecer que esses problemas não são essencialmente do âmbito comportamental, individual, mas das relações sociais, e que como elas têm história e permanência. O que se coloca para a escola é o desafio de criar outras formas de relação social e interpessoal, por meio da interação o trabalho educativo escolar e as questões sociais, posicionando-se crítica e responsavelmente diante delas". (PCN Pluralidade cultural, p. 23 e 24)

Quem quiser assistir o filme Xadrez das Cores pode acessar os links abaixo, ou ver no próprio blog:

http://www.youtube.com/watch?v=J0kfm9_xwb0

http://www.youtube.com/watch?v=hN75eJjlRaE&feature=related

37 comentários:

  1. Eu achei o filme muito bom, ainda mais para ser tratado em escolas, porque mostra uma realidade que ainda acontece com muitas pessoas nos dias de hoje, o racismo.
    Achei interessante pois a empregada apesar de sofrer todas aquelas situações de preconceito, praticadas pela dona Estela, não se deixou influenciar e se manteve perseverante em conseguir aprender xadrez, um jogo que segundo dona Estela era apenas de brancos, onde ao fim do filme ela aprende, até ganha da senhora, emuda seu pensamento conseguindo enfim viver em paz com dona Estela, mostrando que é possível revereter o pensamento de alguns quanto ao racismo e ao preconceito.

    José Henrique 1°B Ensino Médio

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este filme é maravilhoso e interesssante, todas as pessoas deveriam assistir, pois, mostra o preconceito que ocorre com as pessoas negras. O mais importante é quando a atriz Cida mostra para dona Estela que elas não são diferentes, e o jogo de xadrez mostra claramente isso, que as pessoas brancas, como as negras tem o mesmo valor assim como em nossas vidas, como é demonstrado no filme onde a empregada vence dona Estela em uma partida dizendo: "o PEÃO na última casa se torna RAINHA".
    Então galera do mundo inteiro faça a diferença não tenha preconceitos, lembre-se do "CRIADOR" que nos fez sem nem uma difença todos são iguais e com o mesmo valor!!! beijos a todos...
    Eliziely Silva
    1° ano B ensino médio.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo aborda um tema muito discutido atualmente, que é o preconceito. Nele, uma empregada negra sofre racismo de sua patroa, que a compara com uma peça de xadrez, o peão, que é a que vale menos e a patroa é a que vale mais, a rainha. Dona Estela se sente superior a empregada por causa de sua cor.

    Mas Cida vê que poderia ser até melhor que a patroa. Então ela percebe que o peão, se chegasse a última casa do tabuleiro poderia virar uma peça de maior valor. Com isso faz sua patroa ver que não existe comparação de cores, porque todos somos iguais.

    O vídeo é uma lição para pessoas preconceituosas, pois, mostra a humilhação daquelas que sofrem uma discriminação.

    Evelyn Benites 1° B Ensino Médio

    ResponderExcluir
  5. O filme xadrez das cores fala sobre o racismo que está presente no nosso dia-a-dia.
    Cida é uma empregada que sofre varias ofensas de sua patroa Estela, porém através de um jogo de Xadez, a empregada Cida consegue superar o preconceito da sua patroa e Cida percebe que nas cores do xadrez não faz a diferença.
    Cida chama dona Estela para jogar e mostrar o seu respeito de forma emocionante.
    Esse filme mosta que nós podemos mudar a história de nossas vidas.

    Juliane Ramos(: Ano:1ºB Ensino Médio

    ResponderExcluir
  6. O vídeo aborda um tema muito discutido atualmente, que é o preconceito. Nele, uma empregada negra sofre racismo de sua patroa, que a compara com uma peça de xadrez, o peão, que é a que vale menos e a patroa é a que vale mais, a rainha. Dona Estela se sente superior a empregada por causa de sua cor.

    Mas Cida vê que poderia ser até melhor que a patroa. Então ela percebe que o peão, se chegasse a última casa do tabuleiro poderia virar uma peça de maior valor. Com isso faz sua patroa ver que não existe comparação de cores, porque todos somos iguais.

    O vídeo é uma lição para pessoas preconceituosas, pois, mostra a humilhação daquelas que sofrem uma discriminação.

    Evelyn Benites 1° B Ensino Médio

    ResponderExcluir
  7. O filme Xadrez das Cores,é interessante por mostra o que infelizmente ainda acontece nos dias de hoje.
    É um assunto muito interessante a ser abordado pelas escolas, por que o assunto tem que ser de conhecimento de todos, principalmente da juventude, para que no futuro isso não seja mais comum.
    E neste filme, foi retratado um caso muito comum que ainda acontece hoje em dia, na minha opinião, o que a Dona Estela fez com a Cida, foi errado, mais depois ela viu que estava errada e se desculpou, por estar comentando um crime tão perversso contra ela.

    ResponderExcluir
  8. O vídeo "XADREZ DAS CORES", conta a história de uma empregada que é negra e cuida de uma senhora que é branca. Essa senhora não quer que a empregada cuide dela porque é negra, mas como não tinha outra opção, aceita.
    A empregada não tinha paz em seu emprego, pis a senhora implicava com tudo e sempre a discriminava pela sua cor.
    Hoje ainda existe, mas não podemos deixar que isso continue, só porque é negro e que tem a origem de um país pobre, não quer dizer que ela ou ele não tenham nehum valor ou poder.
    Obama é negro e é presidente de um país rico.
    O vídeo "XADREZ DAS CORES" é interessante,pois vimos que depois de tanto conflito entre as duas,no final houve paz e união.
    pois a empregada conseguiu transmitir atravez do xadrez que,mesmo sendo de cores diferentes
    elas são iguais em modos de viver.

    ResponderExcluir
  9. O filme Xadrez das Cores retrata uma história de sofrimento e dor, mas de superação no final. Porque a moça que sofria o preconçeito e a agressora, fizeram as pazes de uma maneira emocionante com um gesto. O que tem que entrar na cabeça das pessoas é que o preconceito racial nasceu entre nós seres humanos e entre nós poderá entrar em extinção.

    Nathália Cardoso Oliveira, 1° B Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  10. O video conta a história de um racismo muito diferente,Que a comparação entre negros e brancos,através de um jogo de xadrez;Onde uma senhora branca ultiliza as pessas do jogo para falar que são e como são as pessoas.Mas a empregada negra mostra a diferença nesse jogo,Tentando mudar a opinião da senhora branca do mesmo modo que a humilha.Atraves do jogo de xadrez,a empregada muda a vida de meninos que moram na comunidade,e muda a atitude da senhora branca.


    Professora:fabiana.
    Nome:leandro dos santos francisco
    N:21 Dia:08/10/2010 1:B

    ResponderExcluir
  11. Uma mulher negra vai trabalha para uma idosa, viuva e sem filhos,que é extremamente racista. A relação entre as duas, começa muito abalada com a dona Estela se aproveitando da Cida (empregada), por ela ser de fato negra. Cida (empregada)atura tudo isso com muito silêncio, por precisar do dinheiro, até, que decide se vingar através do Xadrez.
    Esta ficção mostra claramente a relação entre uma pessoa branca ( dona Estela) e uma negra ( cida , empregada). Mas é com muita vontade que Cida ( empregada)diz: que os negros não é o que ela pensa. E como é citado no video
    Cida vai mostra como os negros e os brancos, tem o mesmos direitos, como os brancos.
    Todos tem direitos iguais não importa sua cor, raça, classe social etc..

    Kennedy 1ªB ensino médio.

    ResponderExcluir
  12. O video conta a história de um racismo muito diferente,Que a comparação entre negros e brancos,através de um jogo de xadrez;Onde uma senhora branca ultiliza as pessas do jogo para falar que são e como são as pessoas.Mas a empregada negra mostra a diferença nesse jogo,Tentando mudar a opinião da senhora branca do mesmo modo que a humilha.Atraves do jogo de xadrez,a empregada muda a vida de meninos que moram na comunidade,e muda a atitude da senhora branca.


    Professora:fabiana.
    Nome:leandro dos santos francisco
    N:21 Dia:08/10/2010 1:B

    ResponderExcluir
  13. Este filme fala sobre o preconceito das pessoas que se acham melhores do que as outras, da humilhação que a empregada sofre por ser negra .
    Foi num jogo de xadrez que a empregada mostrou que todos nós somos iguais e que o preconceito não leva a nada, por que todos nós somos iguais perante a Deus ,no final da história a Cida mostrou que peão preto também pode virar rainha.
    E assim como na vida da Cida empregada também pode jogar xadrez e que dona Stella estava errada em pensar que xadrez era jogo de branco.
    Quando Cida realmente aprendeu a jogar xadrez passou para as crianças de favela que largaram de brincar com armas para brincar de xadrez .
    Cida e dona Stella se entenderam e ficaram muito amigas.

    ResponderExcluir
  14. O video Xadrez das Cores mostra coisas que acontece no mundo inteiro o preconceito. A patroa via as pessoas brancas como se fosse melhor que as pessoas negras que no caso é a empregada.
    Percebi também que a patroa comparava a vida com um jogo de xadrez,Dona Estela,no jogo de xadrez era a rainha o que valia mais e a empregada era o peão o que valia menos,mas com o tempo ela aprendeu a jogar xadrez e viu que peão na última casa vira qualquer peça que já saiu, e também pensou que não seria por toda a vida um peão, mas sim uma rainha.
    O filme mostra também que o preconceito machuca sim.E as pessoas ficam,deprimidas,baixo astral,sem perspectiva para a vida,como ficou a empregada:humilhada;mas ela não deixou sse abater com o que aconteceu e ela conseguiu o que mais queria:
    O respeito supera o preconceito.

    ResponderExcluir
  15. O filme Xadrez das Cores é interessante porque fala sobre o racismo do dia-a-dia. Fala do racismo que a empregada sofre da dona Estela.
    A empregada Cida para trabalhar na casa da dona Estela, o sobrinho dela ia viajar precisava de alguém para cuidar da tia.
    No começo a empregada sofreu muito com o racismo de dona Estela, mas elas foram se conhecendo melhor ate que viraram amigas e a dona Estela não sabia o que era racismo.

    ResponderExcluir
  16. O filme Xadrez das Cores retratada até o que os dias de hoje infelizmente acontece o preconceito racial.
    Isso só acontece de modo geral as pessoas não tiveram uma educação que pudesse de alguma forma diminuir o preconceito no mundo já que infelizmente sempre vai existir.
    Em geral ele mostra com muita clareza como muitas pessoas eram e ainda são humilhadas pelas outras por motivos inaceitaveis:sua cor, raça ou religião.
    Comentário feito pelo aluno Marcio Oliveira Bezerra, 1º ano B Ensino Médio - Avd

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O video Xadrez das Cores mostra coisas que acontece no mundo inteiro o preconceito. A patroa via as pessoas brancas como se fosse melhor que as pessoas negras que no caso é a empregada.
    Percebi também que a patroa comparava a vida com um jogo de xadrez,Dona Estela,no jogo de xadrez era a rainha o que valia mais e a empregada era o peão o que valia menos,mas com o tempo ela aprendeu a jogar xadrez e viu que peão na última casa vira qualquer peça que já saiu, e também pensou que não seria por toda a vida um peão, mas sim uma rainha.
    O filme mostra também que o preconceito machuca sim.E as pessoas ficam,deprimidas,baixo astral,sem perspectiva para a vida,como ficou a empregada:humilhada;mas ela não deixou sse abater com o que aconteceu e ela conseguiu o que mais queria:
    O respeito supera o preconceito.
    Comentário feito pelo aluno Rogério Carvalho,1º ano B Ensino Médio- AVD

    ResponderExcluir
  19. Não importa a sua cor ou aparencia porque todos as pessoas são iguais ,não há diferença de cor ou raça e sim o caráter de cada um é que vale.
    Comentário feito pelo aluno Jailson 1ºB Ensino Médio

    ResponderExcluir
  20. Um video que abrda um ato de racismo de uma senhora para com sua emregada, pelo fato da empregado ser negra e a senhora ser de pele clara.O video baseia-se bastante no jogo de xadrez no qual a senhora é a rainha(a peça principal)e a empregada um peão, sem muito valor.Como no jogo quando um peão se torna rei, empregada mostrou para sua patroa que mesmo tendo nascido diferente um dia elas poderiam ser iguais.

    ResponderExcluir
  21. O "Xadrez das Cores" é um vídeo que serve para refletir sobre o preconceito que indiferente de cor,nos temos o mesmo direito à dignidade,tem pessoas que desprezam as pessoas negras e às vezes não se dão conta de que precisam dessas pessoas para viver.

    Fabiana Barros
    9ºB (vespertino) Arthur de Vasconcellos Dias

    ResponderExcluir
  22. O "Xadrez das Cores" mostra que na vida as pessoas precisam umas das outras dependendo ou não da sua cor, não há diferença entre elas,pois todas tem o mesmo direito à dignidade.

    Laila Fernande
    9ºB (vespertino) Arthur de Vasconcellos Dias

    ResponderExcluir
  23. O video "XADREZ DAS CORES"fala sobre o preconceito contra as pessoas negras.Às vezes nós desprezamos as pessoas pensando que a gente é melhor que ela,mas ninguém é melhor que ninguém.
    Eu sou negra já sofri bastante preconceito e sou feliz,acima de tudo não tenho vergonha da minha cor.

    Ana paula ramos lima
    9ºano"b"(vespertino)arthur de vasconcellos dias

    ResponderExcluir
  24. Que todos nós somos iguais,não importa a cor se é pobre ou rico,mas o que interessa é que para Deus somos todos iguais,porque foi ele quem nos fez.
    Essa história de preconceito e uma pura bobeira,mas para algumas pessoas o preconceito ainda está vivo infelizmente.
    Jéssica Cassiana.9ANO B

    ResponderExcluir
  25. O vídeo mostra o racismo entre brancos e negros,onde não há nenhuma diferença,mas há pessoas que ainda insistem nesse preconceito."XADREZ DAS CORES" mostrou o sentimento dos negro quando alguém os trata mal.E no final de tudo ela(Estela) reconheceu que não existe diferença em cor,cabelo,e outros.Todos somos iguais.
    BIANCA

    ResponderExcluir
  26. O vídeo fala de uma senhora que é racista , e que a empregada era negra . Depois de um tempo a "negrinha" foi embora porque se sentiu muito maltratada pela patroa . O sobrinho da Estela chega e pede para ele buscála. A empregada volta e joga Xadrez com a Estela sem preconceito
    nenhum ,entao a senhora viu que o preconceito nao to nao leva a nada,e daí pra frente elas conviveram "numa boa" . Na verdade todos somos humanos e temos direitos iguais .

    Evelym Duarte
    9°B (vespertino) Arthur de Vaconcellos Dias

    ResponderExcluir
  27. Este video é muito interessante porque ele compara o xadrez com suas peças pretas com suas peças brancas como o racismo de pessoas brancas e negras com a discriminação.
    O xadrez mudou a atitude das pessoas!
    Estela deixou de ter racismo e as crianças largaram de brincar com armas de brinquedo.Por causa da Cida a empregada. Como uma pessoa pode mudar varias e a sí mesmo de sentimento e de atitude.
    Comentário feito pelo aluno Rodolpgo Ale da Silva 9ºB- Arthur de Vasconcellos Dias

    ResponderExcluir
  28. Este vídeo fala sobre o preconceito de uma patroa com a empregada.Ela fica em cima para ver se a empregada vai fazer algo de ruim,porque ela é negra.
    O vídeo dá um exemplo muito claro.Usa o xadrez;as peças brancas representam as pessoas de alto nível e as pretas são pessoas discriminadas,não só pela cor,mas sim pela profissão,casa,dinheiro e pessoas que se veste bem ou não etc...

    ResponderExcluir
  29. Um dos assuntos do video é o racismo. A patroa tinha uma empregada e a tratava muito mal só porque era uma negra.
    A empregada nem ligava ,mas por dentro ficava magoada, com a ajuda dela venceu o preconceito.
    Marcos Derli 9º ano B

    ResponderExcluir
  30. O video fala do preconceito entre pessoas brancas e negras.Comparação da vida das pessoas e o jogo de xadrez e nos ensina que não podemos nos desfazer das pessoas,só porque são negras ou brancas.Tenta mostrar que somos todos iguais e que não e por causa de cor que um é melhor que o outro.
    Jenifer Carolina 9ºB

    ResponderExcluir
  31. O tema abordado nesse Filme é muito importante, pois o racismo existe a muito tempo,pode-se dizer que a décadas. O que eu gostei no filme foi que apesar da dona Estela fazer de tudo para humilhar a empregada negra(A Cida), no final ela entendeu que não importa a cor, a Religião, o estado financeiro ou o estilo Somos todos iguais é como a Cida disse: " Se nascemos peões não temos que ser apenas peões, se lutarmos podemos nos torna quem sabe até um Rei ou Rainha.

    Gosteeii Muito Recomendo.... ^^

    Luiz Henrique Costa da Conçeição 1°B do Ensino Médio

    ResponderExcluir
  32. Esse Video do xadrez é muito interessante por quê trata de uma senhora e de uma empregada que sofre muito com o racismo.uma senhora que diz que o jogo de xadrez é só para brancos jogarem, mas no final de tudo a meprega muito humilde aprende a jogar e acaba ganhando da senhora e vira o jogo e fala como que e a realidade dos seres humanos.

    ResponderExcluir
  33. As diferenças étnicas ,de crenças,religião e cultura,devem ser respeitadas e aceitas em sua essência desde que essas não transcedam os direitos humanos.
    Para os brancos os negros são como estranhos na terra , qe merecem toda a discriminação.
    O que a cor tem a vê coma moral da pessoa ?
    "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos , nunca haverá paz na terra".
    Ana Claudia 1°B . Ensino médio

    ResponderExcluir
  34. O xadrez foi modo de representar o que a Cida(a empregada)negra estava sentindo,pois estava sendo vítima de preconceito.
    Até que a Cida resolveu aprender xadrez para mostrar que negros também podem fazer as mesmas coisas que os brancos.Mas elas também tinham coisas em comum,porque a Estela ia ter um filho,até que seu marido a obrigou a abotar,enquanto a Cida criou seu filho,porém foi morto por um tiro.
    A Cida propôs uma partida de xadrez contra Estela,pois depois de ser humilhada comprou um jogo de xadrez e começou a treinar por si mesma e quando ela foi jogar contra Estela começou a ser humilhada de novo só que Cida deu a vlta por cima e venceu a Estela.Depois se demitiu porque a Cida nao aguentava mais ser humilhada pela Estela.
    No final a Estela viu que o preconceito não leva a nada.B>)
    Lucas Gabriel 9°C Ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  35. O filme fala sobre o preconceito de uma senhora de idade (dona Estela)e uma empregada negra(Cida).A senhora vivia com preconceito contra pessoas negras,uma coisa curiosa é que as duas perderam o filho,a dona Estela teve que abortar por causa do marido e a Cida perdeu seu filho por causa de uma bala perdida.Mas no final foi muito bom,porque as duas se deram bem e a dona Estela começou a respeitar a empregada.
    S2 Mayara Tiemi Kanatsu,9ºC,17 de novembro de 2010.

    ResponderExcluir
  36. Os alunos ficaram impressionados com o vídeo "xadrez das cores", pois identificarm situaçoes já presenciadas por eles, como por exemplo o fato de jogadores de xadrez não quererem jogar com predras pretas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.